[vc_row][vc_column][vc_column_text]
O auxílio doença é um benefício da previdência que visa substituir a renda do trabalhador que está incapacitado para o trabalho de forma temporária.
Devido a atual situação de Pandemia, as agências do INSS estão fechadas e está sendo impossível a realização de perícias médicas para a concessão dos benefícios.
Diante disso, visando diminuir os impactos e para que os trabalhadores incapacitados não fiquem sem renda, o INSS publicou a Portaria conjunta n° 9.381 em 07/04.
Neste sentido, a portaria regulamenta a antecipação de um salário mínimo para quem tem direito ao auxílio-doença, autorizada pelo art. 4º da Lei nº 13.982/2020.
Quer saber como requerer o benefício de auxílio-doença sem precisar fazer perícia médica?
Então leia até o final que vamos lhe explicar.
Antes de tudo, para solicitar o auxílio-doença o segurado deve cadastrar uma senha por meio do portal ou Aplicativo do MEU INSS.
Feito o cadastro você terá um login e uma senha.
Lembrando que ao realizar um requerimento de auxílio doença pelo portal o segurado deverá anexar o atestado médico mediante declaração de responsabilidade pelo documento apresentado.
- O atestado médico deve preencher os seguintes requisitos;
I – estar legível e sem rasuras;
II – conter a assinatura do profissional emitente e carimbo de identificação, com registro do Conselho de Classe;
III – conter as informações sobre a doença ou CID; e
IV – conter o prazo estimado de repouso necessário.
Agora que você sabe como deve ser o seu atestado para que ele seja validado pelo MEU INSS, faça o login, e siga os seguintes passos:
- Clique em “Agendar Perícia”
- Selecione a opção “Perícia Inicial” e, em seguida, clique em “Selecionar”
- Na pergunta “Você possui atestado médico”, selecione “SIM” e clique em continuar
- Preencha as informações pedidas e clique em “Avançar”
- Em “Anexos”, clique no sinal + para inserir o documento e clique em “Anexar”
- Agora basta selecionar o documento (seu atestado médico) que você quer anexar, clicar em “Abrir” e, em seguida, em “Enviar”
Imediatamente, siga os passos seguintes e clique em “Gerar Comprovante” para que você o salve em seu computador ou celular.
Após envio, o atestado médico será submetido a análise assim como os demais requisitos necessários para a concessão do benefício como carência e qualidade de segurado.
Se forem atendidos todos os requisitos necessários, o segurado terá concedida a antecipação do benefício no valor de um salário mínimo com duração máxima de três meses.
Este valor da antecipação será deduzido posteriormente do valor que o segurado terá direito a de receber quando confirmado pela perícia médica, que será realizado após o término do regime de plantão das agências.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][finance_hawk_call_back cb_image=”849″ sub_heading=”Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, nós podemos lhe ajudar!” success=”ENVIADO.” error=”Tente novamente.” button_text=”ENVIAR”][/vc_column][/vc_row]