Descubra as vantagens em utilizar as Regras de transição

Existem muitas vantagens em utilizar as regras na aposentadoria. Por isso, fizemos esse post para explicar como funciona! Utilizar as regras de transição além de fazer você se aposentar mais cedo, pode proporcionar um valor de aposentadoria maior!

Quando a Reforma da Previdência foi aprovada ela alterou de forma significativa a aposentadoria de todos os trabalhadores!  Por isso, foram criadas regras de transição para amenizar os danos causados aos profissionais!

Nessa postagem você vai ver!

  • Conheça as regras de transição!
  • Quais regras de transição são melhores para você?
  • Quando é aconselhável procurar um advogado?

Clique agora no botão abaixo e saiba mais sobreo planejamento previdenciário!

Conheça as regras de transição!

Aposentadoria por idade

A primeira opção é a aposentadoria por idade. Essa regra exige no mínimo 15 anos de contribuição dos homens e mulheres. Porém para os homens, a idade mínima exigida é de 65 anos. Já para as trabalhadoras a idade mínima aumentará a cada ano até 2023, quando será de 62 anos. Contudo em 2021, as mulheres que optarem por essa regra de transição deverão ter no mínimo 61 anos de idade.

Aposentadoria por tempo de contribuição

Já a segunda possibilidade de transição é a aposentadoria por tempo de contribuição, que exige 30 anos de recolhimento ao INSS pelas mulheres, e 35 pelos homens.

Ainda será preciso que homens e mulheres atinjam determinada idade mínima para poderem se aposentar. Lembrando que a idade mínima exigida também aumenta seis meses a cada ano. Em 2021, será de 57 anos para a mulher e 62 anos para o homem.

Leia também: Planejamento Previdenciário – saiba tudo!

Regra de pontos

Agora veremos como funciona a regra de transição do sistema de pontos. Essa regra nada mais é do que a soma da idade mais o tempo de contribuição. Para usarem a aposentadoria por pontos, as mulheres precisam ter 30 anos de recolhimento, e os homens, 35. Além disso, a pontuação necessária para se aposentar aumenta um ponto a cada ano.

Em 2021, as mulheres precisarão de 88 pontos, enquanto os homens deverão ter 98.

Por fim, existe ainda os pedágios 50% e 100¨que são uma boa opção para quem deseja se aposentar nos próximos 6 anos.

Pedágio 50%

pedágio de 50% é exclusivo para quem está a dois anos de cumprir o tempo de contribuição mínimo. Para utilizar essa regra é preciso que a mulher tenha – 30 anos, se mulher, e o homem 35.

Funciona da seguinte forma os segurados podem se aposentar sem idade mínima, desde que seja aplicado o fator previdenciário e que cumpra 50% do tempo que faltava para se aposentar pela regra antiga.

Pedágio 100%

Contudo no pedágio de 100%, é exigida também uma idade mínima de 57 anos para as mulheres, e 60 para os homens. Assim, por essa regra, os profissionais devem cumprir 100% do tempo de contribuição que faltava para se aposentarem antes da reforma.

Leia também: O poder de transformar tempo especial em tempo comum!

Quais regras de transição são melhores para você?

Para saber qual regra de transição é mais indicada para você, o ideal é conversar com um advogado especialista e entender bem o seu caso e a sua vontade.

Por exemplo, se você não se importa em trabalhar alguns anos a mais e deseja ter um benefício maior, o pedágio 100% é ideal para você. Já que nessa modalidade de aposentadoria não incide o fator previdenciário. Assim, é possível pleitear um valor maior de benefício.

Agora se você deseja se aposentar logo, e essa é a sua principal prioridade, a regra de transição de aposentadoria por idade pode ser a mais apropriada para você! Por isso, em todas as situações o mais indicado é procurar o conselho de um advogado de confiança!

Quando é aconselhável procurar um advogado?

O ideal é que você procure por um advogado de confiança antes mesmo de tingir os benefícios para aposentadoria. Pois, a Reforma da Previdência abriu um leque de opções e cada decisão vai influenciar no valor do seu benefício.

O aconselhável é que a partir dos 35 anos você já comece a pensar na sua aposentadoria e planejar o futuro. Dessa forma, quando chegar a hora de se aposentar não haverá surpresas desagradáveis!

Saiba mais: Planejamento Previdenciário – descubra como planejar sua aposentadoria!

No entanto, caso já você já esteja próximo de se aposentar não deixe de procurar uma advogado especialista, pois essa decisão pode ajudar você a conquistar o melhor benefício de aposentadoria!

Agora para conversar comigo sobre o seu caso é só clicar no botão abaixo! 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×