Empresário, como conquistar o melhor benefício da aposentadoria ?

Para conseguir o melhor benefício de aposentadoria para você empresário existem alguns pontos a estudar.

Primeiramente, informação. Conhecer as regras que estão em vigor pelo INSS. Além das formas de contribuição que você deve fazer. Desse modo, fica mais fácil para você fazer sua escolha.

Em segundo lugar, você precisa elaborar um planejamento de aposentadoria. Nesse momento, um advogado previdenciário é muito útil para que sua escolha se encaixe no seu perfil. E, também, quando chegar a hora, essa ajuda vai evitar negativas por parte do INSS, que possam ser estressantes.

Nesse post você vai ver

  • Fazendo suas contribuições
  • Modelos de aposentadoria
  • Melhor benefício de aposentadoria – algumas dicas

Clique agora no botão abaixo e saiba mais sobreo planejamento previdenciário!

Fazendo suas contribuições

A partir da edição da Lei 9.876 de 1999, o INSS – (Instituto Nacional do Seguro Social) considera empresários como trabalhadores autônomos. Ou seja, deve ser feito o recolhimento de contribuição como contribuinte individual.

Para você realizar sua contribuição você precisa fazer seu cadastro junto ao INSS. Através do telefone 135 ou atendimento presencial em Agencia da Previdência Social.

Após o cadastro, você emite sua Guia da Previdência Social através do site do INSS. Entretanto é preciso ter em mãos seu número de cadastro no PIS/PASEP.

Aliás, diferente dos empregados, o empresário se preocupa com seu recolhimento. Cuidando diretamente de valor, assiduidade e formas de contribuir. Contudo, fique atento para fazer o recolhimento de acordo com seu tipo de negócio. Dessa forma, você evita contribuir com valor alto, sem conseguir o benefício pretendido.

Nessa hora o Planejamento de Aposentadoria é fundamental, pois a planejar você descobre o valor exato que precisa contribuir para conquistar o benefício de aposentadoria que deseja.

Saiba mais: Planejamento previdenciário – saiba o valor da sua aposentadoria

Modelos de aposentadoria

Tendo você empresário feito o recolhimento correto de suas contribuições, os modelos de aposentadoria possíveis são os mesmos dos trabalhadores empregados.

Só para exemplificar vou te mostrar alguns formatos.

Aposentadoria por idade

Como o nome já fala, você deve ter idade mínima de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens. Dependendo do caso é possível usar alguma das regras de transição para se aposentar mais cedo e ter um benefício mais vantajoso.

Aposentadoria por pontos – regra de transição

Você deve somar sua idade com o tempo de contribuição para atingir 85 pontos sendo mulher e 95 pontos para homens. Entretanto existe um tempo mínimo de contribuição, 30 anos para mulheres e 35 anos para homens. Existe a possibilidade de usar o fator previdenciário se for melhor para você.

Aposentadoria especial

Categoria oferecida ao INSS aos trabalhadores que, durante sua jornada de trabalho ficam expostos a algum agente de risco, seja à sua saúde ou seja à segurança. Nesse modelo de aposentadoria existem variações de requisitos em virtude do grau de exposição ou tipo de risco a que você fica exposto.

Se esse for o seu caso, precisa ser melhor estudado pra você fazer a melhor escolha. Contudo, você deve saber que pode somar seu tempo de atividade comum com a atividade especial para atingir o tempo mínimo exigido.

Leia também: Planejamento Previdenciário – saiba tudo!

Melhor benefício da aposentadoria – algumas dicas

Com a Reforma da Previdência se abriu um ‘leque’ gigantesco de opções para a sua aposentadoria. Cada escolha vai determinar diretamente na idade em que você vai se aposentar e também no valor do seu benefício.

Separei algumas dicas para que você entenda como uma única situação pode mudar tudo na hora da sua aposentadoria.

Por exemplo, empresário, caso você tenha tempo de contribuição também como empregado é possível fazer a soma desse tempo no total de contribuições para aposentadoria do INSS. O que vai te ajudar a conquistar um benefício mais vantajoso. Por isso a análise detalhada do seu histórico profissional é tão importante, para que todas as possibilidades de aposentadoria possam ser analisadas.

O recolhimento errado de sua contribuição pode gerar erros. Por exemplo, contribuição muito alta para a previsão de valor do benefício.

Em alguns casos, o aumento de alguns meses de contribuição pode chegar a dobrar o valor de sua aposentadoria.

Você tem duas formas de recolhimento de acordo com a forma que você retira sua renda na empresa. Em caso de receber pró-labore(retirada mensal quando você exerce atividade dentro da empresa), você repassa 11% desse valor ao INSS, contando assim o tempo de contribuição. Por outro lado, você pode receber os dividendos de sua empresa ao final do ano fiscal. Nesse caso, você repassa 20% desse valor ao INSS.

Em último lugar, a dica que acredito seja a mais importante. Faça seu planejamento.

Assista ao vídeo e entenda melhor como funciona o planejamento!

Procure um advogado previdenciário que vai te orientar em como evitar recolher um valor muito alto, ou mesmo ter um benefício que não esteja de acordo com seu nível de vida.

Além disso, o profissional vai te orientar no momento correto de solicitar sua aposentadoria no modelo mais vantajoso ao seu perfil. Verificar se você tem períodos com empregado a somar, se tem contribuições em atraso a recolher, se já está na hora de parar de contribuir, ou até mesmo, se você precisa recolher mais algum tempo para melhorar o valor de sua aposentadoria.

Espero que tenha gostado dessa postagem, continue acompanhando a gente aqui no blog e nas redes sociais!

Vamos juntos fazer sua melhor aposentadoria!

Caso deseje conversar comigo sobre o seu caso, basta clicar no botão abaixo, vou adorar conhecer a sua história!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×